
Quem gosta de literatura francesa já deve ter se dado conta que Paris se divide em dois mundos bem diferentes: enquanto a superfície reluz todo o encanto da cidade mais bonita do mundo, nos subsolos se estendem quilômetros e mais quilômetros de túneis subterrâneos que dominam praticamente toda a extensão da cidade.
Particularmente sempre tive curiosidade pela história dos subterrâneos de Paris, que já foi descrito em obras como Os Miseráveis, o Fantasma da Ópera e o Pêndulo de Foucault, além de terem jogado um papel fundamental na Revolução Francesa e na Segunda Guerra Mundial. E o passeio das Catacumbas de Paris oferece justamente a oportunidade de recorrer uma pequena parte destes túneis, incluindo a extensa área que vem sendo utilizada como ossuário desde 1785, onde descasam placidamente quase 6 milhões de pessoas.

Breve história das Catacumbas de Paris
Com a superlotação dos cemitérios de Paris no final do século XVIII, o mal cheiro, a propagação de doenças e a contaminação do solo tornaram insustentável a prática de enterrar corpos em meio a bairros residenciais. A solução foi transladar as ossadas dos cemitérios aos túneis subterrâneos.
No início, os ossos foram jogados ali de qualquer jeito. Com o passar dos anos, começou-se a considerar a parte artística dos ossuários, que passaram a ser organizados em galerias de acordo com a beleza dos ossos (os feios e irregulares ficavam atrás) e adornados com crânios em desenhos geométricos. Em seguida, as galerias de ossos receberam inscrições com frases célebres sobre a morte e poesias com temáticas bem sombrias.

Ingressos para as Catacumbas de Paris
De uns anos pra cá, as Catacumbas se tornaram uma das atrações mais disputadas de Paris. A visita tem um limite bem restrito de visitantes diários e por isso é realizada em grupos pequenos, cada um com seu horário de entrada. As filas na porta quase sempre são longas e você pode evitá-las comprando as entradas online com bastante antecedência. Pra se ter uma ideia, comprei entradas com 2 semanas de antecedência e só havia 1 horário disponível.
Muitas pessoas tem relatado dificuldade para conseguir comprar ingressos no site oficial, pois eles esgotam imediatamente após abertas as vendas para aquela data. Neste caso, uma boa alternativa é comprar um combo através do GetYourGuide, que costuma ter melhor disponibilidade.
- Ingresso simples no site oficial: o valor da entrada é 31€ por adulto e mais 5€ por um áudio guia (opcional)
- Ingresso combinado com passeio de barco pelo Sena: no GetYourGuide é possível adquirir um combo promocional que inclui a entrada com horário marcado nas Catacumbas + um ticket de horário livre para o passeio de Bateaux Mouches, a empresa de barco que sempre recomendo quem deseja ter a experiencia de navegação panorâmica pelo Rio Sena

Dicas para visitar as Catacumbas de Paris
O passeio pode ser feito em pouco mais de 1 hora e é recomendável ir com sapatos confortáveis. Esteja preparado para subir alguns degraus no final do passeio para voltar à superfície (112 degraus), o que para alguns pode ser um pouco cansativo. A entrada para a visita às Catacumbas de Paris fica bem em frente ao metrô Denfert-Rochereau, porém a saída fica a quase 1 quilômetro de distância, sendo Alésia o metrô mais próximo.
Importante ressaltar que, deferentemente dos museus de Paris, não é permitido entrar com malas ou mochilas grandes nas catacumbas e não há armários para locação.
Combine a visita com: Jardim de Luxemburgo
Onde comer nas proximidades: Le Severo, restaurante conhecido pelo steak tartar
